03 julho 2012

8 motivos para viver sem diarista





Quando eu morava na casa dos meus pais, não me lembro de nenhum momento em que não tívemos diarista. Várias pessoas trabalharam na casa dos meus pais e eu acabei seguindo o hábito. Veja bem, minha mãe, além de cuidar de mim e de minha irmã mais nova, ainda tinha uma casa com quintal para faxinar. Como era muito trabalho, as diaristas acabavam por ajudar minha mãe com as tarefas de casa.
Acontece que me mudei, para um apartamento de míseros 48m². E contratei diarista. Para mim, é uma "mão na roda", afinal, trabalho fora e minhas horas de descanso são raras. Ter alguém pra dar aquele tapa na limpeza da casa não era nada mau. Depois que me casei, então, o trabalho dobrou! (Se é que me entendem). 
Mas infelizmente, não tive a mesma sorte de meus pais, de ter uma pessoa de confiança trabalhando em casa e fazer parte da família. E a partir de dezembro do ano passado, decidimos ficar sem diarista. Seis meses depois, posso dizer que não é tão difícil assim! Decidi então, criar essa lista de 8 motivos para viver sem uma diarista - pra largar de preguiça! rs


  1. Economia: Uma diária está custando cerca de R$ 90. Se a sua diarista comparece 4x por mês, são R$ 360! 
  2. Encontrar as coisas em casa: Quem tem diarista (e isso acontecia na casa dos meus pais) sabe que, elas não fazem por mal. As diaristas "guardam" suas coisas e você nunca sabe onde as colocou. Sem diarista, fica fácil saber onde as coisas estão.
  3. Nada de expectativa: Pessoas que trabalham fora, como eu, esperam o dia da diarista vir. Afinal, ela virá e dará aquele jeito na casa. Mas e se a diarista falta? É abrir a porta de casa e encontrar a casa do jeito que você deixou. Sem a diarista, não há expectativas.
  4. Satisfação em cuidar da casa: Eu sei que essa muita gente deixa pra lá, mas eu gosto de cuidar da casa e me sentir satisfeita quando termino a limpeza. Tudo limpinho e cheiroso.
  5. O gado só engorda sob os olhos do dono: Isso também quer dizer que só você sabe cuidar das suas coisas. Não espere que alguém de fora vá cuidar das coisas como você cuidaria.
  6. A decoração fica por sua conta: Quando você mesmo limpa a casa, sempre pinta aquela inspiração de trocar uma ou outra coisinha de lugar, saber se tem algo quebrado e precisa ser substituído, etc.
  7. Não há de quem desconfiar: Isso é polêmico. Algumas vezes suspeitei de que as pessoas que trabalhavam em casa estavam roubando alguma coisa. Não rescindi contrato por causa disso, porque nunca tive nenhuma prova. Mas se não há pessoas entrando em casa, não há desconfianças.
  8. Uma fonte de exercícios: Limpar a própria casa, além de ser gratificante, queima calorias.
É claro que,  existem também os contras de não ter alguém pra te ajudar em casa. E como eu mantenho a casa em ordem? Isso é assunto pra outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Comente!